Apresentação

O Instituto Confúcio (IC) é uma instituição chinesa, com o objetivo de promover o ensino da língua e cultura chinesa no mundo. O Instituto Confúcio na Universidade Federal da Bahia, instalado em setembro de 2023, é resultado de convênio assinado entre a UFBA e a Shanghai University,  em parceria com a Fundação de Educação Internacional Chinesa. O Instituto integra uma rede internacional de mais de 500 Institutos Confúcios espalhados em 146 países. O Brasil conta atualmente com treze IC's em em atividade no território nacional. 
O Instituto Confúcio na UFBA não é apenas uma escola de línguas, realiza seminários e garante a formação de professores de língua chinesa com professores indicados pela sede do IC na China; realiza exames de língua chinesa e exames de certificação de professores de mandarim com a coordenação também do pessoal indicado pelo IC na China. Promove a informação e consulta sobre educação e cultura chinesa; atividades de intercâmbio em diversas áreas do conhecimento. Realiza debates sobre temas contemporâneos nas mais diversas areas do conhecimento, ciência natuais, política, cultura, história, tecnologia e, especialmente, no campo das relações internacionais, como as relações Brasil-China, multilateralismo, BRICS, entre outros, sempre aberto ao público em geral. Promove também exposições de arte e apresentações artísticas chinesas e brasileiras, cada vez mais de forma conjunta, e seminários acadêmicos em áreas científicas e culturais visando a aproximação entre professores, estudantes e pesquisadores das duas universidades.
A parceria no campo da pesquisa e da extensão pode ser realizada com o investimento conjunto das duas universidades, como também a busca de recursos para a concretização de debates, seminários, apresentações artísticas, grupos de pesquisas e etc.
O Instituto Confúcio na Universidade Federal da Bahia é dirigido pela professora Dra. Elsa Sousa Kraychete, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciêncas Professor Milton Santos, que atua também nos Programas de Pós-Graduação  em Relações Internacionais e Adminstração de nossa Universidade, indicada pelo Reitor da UFBA, professor Dr. Paulo César Miguez, e pelo professor Kun Zhang da Shanghai University.
O Instituto Confúcio é o órgão no Brasil autorizado pelo governo da China a aplicar os exames de proficiência de língua chinesa (HSK, HSKK e YCT). O Instituto Confúcio da UFBA funciona no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), localizado no Largo 2 de Julho, em Salvador, Bahia, Brasil, fortalecendo o campo de atuação do órgão complementar.